terça-feira, 6 de março de 2012

O Verdadeiro Sentido da Páscoa


 Aloizio Sousa Arantes

 O maior motivo de comemoração para os cristãos é o dia em que seus pecados foram perdoados, o dia em que o homem foi comprado por um preço muito alto e esse preço foi a vida do próprio filho de Deus, que morreu para que todos pudessem ter vida eterna através dEle. Ele morreu, mas também ressuscitou, e esse é o nosso maior motivo de orgulho.
         A Páscoa, o feriado onde todos nós deveríamos celebrar com júbilo e regozijo a Graça do Senhor Jesus, tem perdido o sentido ao longo dos anos. Fiquei muito triste quando um dia, ao conversar com uma criancinha de 8 anos, ao perguntá-la qual era o sentido da Páscoa ela ter me dito que era o dia em que deveríamos ficar esperando o
"coelhinho da páscoa" para comer os "ovos de páscoa". Aquilo atingiu o meu peito como uma flecha, pois desde muito pequena ela sempre freqüentou a Escola Bíblica Dominical e ficou muito surpresa quando eu lhe disse o que era realmente a Páscoa, então resolvi continuar a pesquisar, vi que apenas 2 em 10 crianças, filhas de Evangélicos, sabem qual é o verdadeiro sentido da Páscoa, mas de quem é o erro? De nós mesmos.
        Por causa do comércio, o diabo tenta distorcer muitas verdades Bíblicas, como por exemplo, a Páscoa confundindo crianças, jovens e adultos até no meio evangélico, com a simbólica troca de “ovos de páscoa feitos de chocolate”, botados por coelhos, e segundo nos consta o coelho não bota ovos, muito menos de chocolate!
 A Páscoa é um símbolo de Amor, cuidado e proteção de Deus por nós. Quando o povo de Deus ainda escravo no Egito, a Páscoa foi estabelecida com o sinal do sangue de um cordeiro esborrifado nos umbrais das portas das casas dos israelitas para que o anjo da morte não atingisse os primogênitos das famílias de Israel.
Hoje a Páscoa se cumpre em nossas vidas quando reconhecemos e aceitamos o Sangue do Senhor, o Cordeiro de Deus, como proteção e purificação de nossos pecados.
Então a Páscoa não se trata de uma troca de ovos de chocolates botados por coelhinhos. A verdadeira Páscoa é Celebrarmos então o Senhor.
Se quisermos ser livres da Morte Eterna, precisamos do Sangue do Cordeiro de Deus que nos protege e nos guarda para sempre.
A Páscoa fala de estarmos inseridos na Vida, Morte e Ressurreição do Senhor.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Como Realizar um Culto infantil Interessante

Coloque um painel sem lugar estratégico. Além do painel, o ambiente pode ser ornamentado com cartazes que contenham pequenos versículos bíblicos. Entra um cartaz e outro, coloque bolas coloridas.
SELEÇÃO DE LOUVORES
Inicie com corinhos de adoração e depois passe para outros mais alegres, acompanhados de gestos, e termine com um bem espiritual, preparando – os para a leitura bíblica.
A seleção dos cânticos pode seguir a seguinte linha temática: o amor de Deus, a Bíblia, a salvação, o céu, ofertas ao Senhor, a criação de Deus, fé missões, vida, cristã, oração, heróis bíblicos, Jesus etc.
VERSÍCULO-CHAVE
Apresente o versículo de forma especial. Ele pode ser musicado ou aparecer num painel em forma de silhueta de igreja, criança ajoelhada ou cruz, entre outras. Enfim, faça algo que as leve adoração a Deus.
Repita o versículo umas três vezes para que memorizem e, caso o ambiente seja muito grande, apresente-o no retroprojetor. A visualização também é útil para a fixação da idéia.
TESTEMUNHOS
Os testemunhos edificam a fé das crianças. Se elas tiverem vergonha de falar sozinha, comece entrevistá-las sobre o cura ou a bênção recebida.
 HISTÓRIAS BÍBLICAS
A história bíblica é o ponto de central do culto. Nesse momento, a criança vai entender melhor o tema escolhido. A historia pode até ser pequena, mas não deve se excluída da programação. Uma peça de pouca duração poderá ser apresentada logo após a história bíblica como meio de enfatizar a aplicação prática.
Caso resolva dramatizar a história bíblica, faça tudo com muita seriedade e oração. A mensagem bíblica não pode ser motivo de algazarra e de teatro de humor. O Espírito Santo age onde há reverencia ao seu nome e á sua palavra.
A história escolhida pode vir acompanhada de visuais atraentes ou ter um retroprojetor como suporte. As transparências utilizadas devem ser bem coloridas.
Sugestão de história para o tema: “O Sacrifício de Jesus Cristo na cruz do Calvário – O Altar do Perdão”.
 APELO

As palavras devem ser curtas e objetivas. Confie no poder do Espírito Santo, convencendo a criança de que é pecadora e precisa do sangue do Cordeiro para purificá-la.
É recomendável utilizar um material visual apropriado; coração limpo e sujo, uma cruz simples para falar do sacrifício de Jesus, menções ao céu e á igreja.
 ESPECIAL
O especial pode ser feito com bonecos (fantoches) ou qualquer atração recreativa. Enquanto as crianças estão participando do especial, ministre, em local apropriado, aconselhamento para as crianças que aceitaram a Jesus como Salvador. Torne esse momento solene e sagrado.
 ENCERRAMENTO
Distribuição de lembrancinhas ou lanche.

Jesus procura uma criança

 Jesus procura uma criança 

Quem é Jesus? Jesus nasceu em Belém.
Seu pai se chamava José.
Sua mãe se chamava Maria.
Mas Jesus veio do Céu.
Jesus é Filho de Deus.

Porque Jesus veio aqui na terra? Lá do Céu Deus viu as pessoas.
Tinha muita gente sofrendo.
As pessoas brigavam muito.
Não queriam ajudar os outros.
E o coração das pessoas estava
muito sujo.

Deus teve dó das pessoas.
Num coração sujo tem muitos pecados.
O pecado leva as pessoas para longe de Deus.
E quem tem pecado não pode entrar no Céu.

Deus mandou Jesus para limpar nosso coraçãoPara fazer isso Jesus deu a sua vida por nós.
Ele carregou uma cruz pesada e
foi pregado nela até morrer.
Ele sofreu muito e morreu por todos nós.

Jesus morreu para sempre? Não.
Jesus ficou morto só três dias.
Ele viveu de novo e
voltou para o Céu,
junto de Deus.

Um dia Jesus falou: "Deixem que as crianças venham a mim". 
Sabe porque Jesus falou assim?
É porque Jesus gosta das crianças e quer ficar
sempre perto delas.

Jesus pode ser seu amigo
Convide Jesus para entrar no seu coração.
Para ser seu amigo para sempre.
E um dia você vai ter um bonito lugar no Céu.

Eu quero Jesus!
Então faça esta oração:
"Senhor Jesus, eu te aceito como meu amigo e salvador, tira do meu coração as coisas ruins e fica morando no meu coração para sempre. Amém". 
De hoje em diante 
Jesus é seu salvador e amigo.
Leia a Bíblia.
Faça sempre o que Jesus ensinou.



Convite para você 
Visite uma igreja evangélica 

Leve sua família e amigos.
Lá as pessoas cantam,
 oram e recebem
coisas boas de Deus.
Não demore.

AVISO IMPORTANTE!!!
Muitas fotos são retiradas da Internet, se você detém algum direito autoral sobre alguma foto ou material postado aqui, entre em contato comigo,
eu o removerei ou colocarei os devidos créditos.
Obrigada!!!!